API SMS da Vonage e autenticação de dois fatores reforçam a confiança de passageiros e motoristas da BlaBlaCar

BlaBlaCar é a plataforma líder mundial de caronas de longa distância. O aplicativo oferece um mercado para conectar motoristas que viajam longas distâncias e têm assentos vazios aos passageiros que procuram uma carona. A API Vonage SMS fornece verificação de usuário crucial por meio de autenticação de dois fatores.

Mulher ao telefone olhando para um carro

Soluções e recursos da Vonage

Puzzle piece

Desafio

O BlaBlaCar exigia um método de verificação de usuário para eliminar registrantes fraudulentos e construir efetivamente uma comunidade de confiança ponto a ponto em escala. Além disso, o objetivo da BlaBlaCar era aumentar suas taxas de conversão para verificações móveis para garantir a aquisição consistente de usuários.
Lightbulb

Solução

API SMS da Vonage com autenticação de dois fatores
Key

Resultados

Com a API SMS da Vonage, a BlaBlaCar agora é capaz de enviar mensagens de SMS de forma rápida e confiável, obtendo, assim, taxas de sucesso de verificação significativamente mais altas.

Oferecer segurança e tranquilidade para motoristas e passageiros

À medida que mais e mais histórias de golpes, identidades roubadas e transações fraudulentas proliferam nas manchetes de hoje, o bom senso determina que se deve ter cuidado ao lidar com "estranhos" online. É compreensível que as pessoas tenham medo de confiar em alguém que nunca conheceram. É por isso que, quando os co-fundadores Frédéric Mazzella, Nicolas Brusson e Francis Nappez, lançaram seu aplicativo de compartilhamento de viagens, BlaBlaCar , em 2006, eles sabiam que fornecer proteção e segurança para motoristas e passageiros seria fundamental para seu sucesso.

Desde o seu início humilde na França, a BlaBlaCar cresceu e se tornou a plataforma de compartilhamento de longa distância líder mundial. O aplicativo oferece um mercado para conectar motoristas que viajam longas distâncias e têm assentos vazios aos passageiros que procuram uma carona. E em 2018, a BlaBlaCar lançou seu novo serviço de compartilhamento de viagens de curta distância, BlaBlaLines.

Atualmente, a adesão da BlaBlaCar é de mais de 70 milhões de usuários. “Isso é 10 milhões a mais do que a base de usuários global do Uber e 3 milhões a mais de passageiros do que a British Airways lida a cada ano”, de acordo com um artigo de 2018 na CondéNast / Traveller . Atendendo a mais de 18 milhões de viajantes a cada trimestre em 22 países, o BlaBlaCar se tornou um sucesso estrondoso, oferecendo uma alternativa prática, social e econômica para trens, aviões e viagens rodoviárias para um único passageiro.

Simplesmente uma questão de confiança

Graças à tecnologia e às novas ferramentas de confiança digital, plataformas online como BlaBlaCar permitem que os indivíduos criem “perfis” que incluem informações verificadas e avaliações de pares de experiências anteriores. As informações no perfil de uma pessoa permitem que os viajantes que nunca se encontraram antes tomem decisões informadas sobre se devem ou não iniciar sua jornada BlaBlaCar juntos.

“A verificação do usuário é extremamente importante para construir confiança orgânica com nossos usuários”, disse Nicolas Schwartz, ex-líder de tecnologia da BlaBlaCar. “Precisávamos de um parceiro de SMS para nos ajudar a escalar esse esforço em nossos vários mercados globais, e a Vonage fez exatamente isso. Entre a facilidade de integração, preços baixos, taxa de resposta rápida para problemas de suporte ao cliente e documentos facilmente navegáveis, estamos muito impressionados com a Vonage. ”

Erwann Robin, atualmente gerente técnico de produtos da BlaBlaCar, entende como é importante usar a melhor tecnologia para um aplicativo que conta com informações confiáveis e comunicações seguras. “Tecnologia é tudo. Os planos de viagem de nossos usuários dependem de nós. Se não prestarmos um ótimo serviço, isso pode arruinar seus planos, e eles perderão a fé na empresa."

Erwann explica que os processos de verificação em vigor são extremamente importantes para criar confiança. A primeira coisa que a BlaBlaCar verifica é o número de telefone do cliente, enviando uma mensagem de texto. “Se a mensagem de texto demorar muito para ser transmitida ou não for entregue, perdemos um usuário. O uso do SMS bidirecional da Vonage com autenticação de dois fatores diminuiu muito nossa preocupação com isso."

 

BlaBlaCar logo
“Se a mensagem de texto demorar muito para ser transmitida ou não for entregue, perdemos um usuário. O uso do SMS bidirecional da Vonage com autenticação de dois fatores diminui muito nossas preocupações sobre isso."
Erwann Robin, gerente de produtos técnicos da BlaBlaCar

Vantagens da Vonage: mudanças para melhor

De acordo com Erwann, a BlaBlaCar mudou para a Vonage para dar apoio às necessidades de expansão internacional da empresa. “A Vonage foi capaz de fornecer uma ótima tecnologia com um alcance mais profundo nos países onde estávamos nos expandindo. Precisávamos de uma cobertura mais ampla nessas regiões, e a Vonage conseguiu fornecer isso prontamente."

Após a parceria com a Vonage, a BlaBlaCar viu novas melhorias em suas comunicações com seus usuários. Eles agora podem enviar instantaneamente códigos de verificação por SMS para usuários que se cadastrarem em seus serviços por meio da API Vonage SMS. Ao contrário de outros fornecedores que determinam a qualidade dessas transações de mensagens a partir de recibos de entrega (que podem não ser confiáveis ou até mesmo falsificados), a Vonage oferece a tecnologia de Roteamento Adaptável que analisa milhões de conversões e determina as rotas de melhor desempenho em tempo real. A BlaBlaCar também conta com a notificação por SMS para fornecer aos clientes informações sobre suas reservas ou viagens programadas.

“A facilidade de uso e o suporte da Vonage tornam as coisas muito mais simples em termos de comunicação com o cliente”, declarou Erwann. "Também apreciamos a capacidade de resposta da Vonage. Se surgirem problemas, a Vonage é muito rápida em responder e reagir. Temos um alto nível de confiança em sua equipe de suporte. Podemos conversar com nosso gerente de contas sempre que quisermos, a qualquer momento, e sempre teremos uma resposta rápida.

"Além disso, o fato de a Vonage ser compatível com uma ampla variedade de canais é extremamente importante para a nossa empresa. Entendemos que o Vonage agora é compatível com o WhatsApp for Business , e estamos muito felizes com essa nova opção.”

Resultados alcançados com a API de SMS da Vonage

Com a ajuda da API de SMS da Vonage, a BlaBlaCar continua enviando comunicações por SMS de forma rápida e confiável, com taxas de sucesso de verificação constantemente altas. As medições a seguir foram obtidas pela BlaBlaCar utilizando a Nexmo:

  • Custos de entrega de SMS 15% mais baixos
  • Diminuição significativa no preço por usuário adquirido
  • Economia de custos nos gastos gerais com comunicações evitando o envio de mensagens para números duplicados ou ilícitos.

 

 

Deskphone with Vonage logo

Fale com um especialista.