Logistics Giant Aramex inova sua entrega de última milha com APIs Vonage

A Aramex, uma empresa de logística com sede em Dubai, usou as Messages APIs da Vonage e o WhatsApp para criar experiências excepcionais aos clientes, obtendo um aumento da lucratividade como resultado.

Entregador da Aramex entregando pacotes

Soluções da Vonage

Puzzle piece

Desafio

A Aramex precisava aumentar a eficácia de seu processo de entrega e melhorar a experiência do cliente. A solução precisava ser implementada rapidamente.
Lightbulb

Solução

A solução WhatsApp Business por meio da Messages API da Nexmo
Key

Resultados

Nos primeiros seis meses de integração do WhatsApp, 1M + clientes foram atendidos pelo WhatsApp; houve uma redução de 19% nas chamadas recebidas após a transição das consultas para o WhatsApp, e 41% das consultas de remessas foram processadas pelo WhatsApp.

Melhoria da experiência do cliente e do processo de entrega

O crescimento da transformação digital em uma variedade de indústrias globais tem sido surpreendente. Mas, em nenhum lugar a transição para a digitalização foi mais pronunciada do que nas empresas globais de logística e transporte. À medida que mais e mais poder de compra muda para e-commerce, uma experiência perfeita de última milha torna-se crucial para satisfazer as necessidades dos consumidores. O aumento resultante de remessas tornou a transformação digital e a inovação da última milha imperativas para agilizar os processos de logística e transporte.

Um relatório do setor de 2018 previu que os gastos com transformação digital no mercado global de logística chegarão a quase US $ 95 milhões até 2026. Empresas experientes estão reconhecendo os benefícios revolucionários que vêm com a transformação digital, tais como:

  •  melhor eficiência e experiências do consumidor
  •  maior conscientização e alcance dos produtos e serviços
  •  maior produtividade
  •  modelos de negócios inovadores

Para obter esses benefícios, as empresas devem adotar novas práticas e implantar tecnologias inovadoras para apoiá-las. Basta perguntar a Mohammed Sleeq, diretor digital da Aramex . A empresa existe há mais de 35 anos e hoje é líder e inovadora em soluções de logística e transporte. Com sede em Dubai, a Aramex opera em mais de 65 países com mais de 16.500 funcionários. Nos últimos anos, Sleeq e sua equipe têm contribuído com a transformação digital em andamento da empresa. “Desde a sua fundação em 1982, a Aramex cresceu e se tornou um líder global na indústria de logística e transporte, reconhecida por seus serviços personalizados e inovadores para empresas e consumidores. Nossa variedade de serviços inclui entrega expressa internacional e doméstica, frete, logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, comércio eletrônico e gerenciamento de registros ”, disse Sleek.

“Enquanto continuamos a competir com os operadores logísticos globais tradicionais, o surgimento de um novo tipo de competição, alimentado pelo crescimento do comércio eletrônico global, está mudando o cenário competitivo. Para permanecermos competitivos, precisamos atualizar nossas soluções habilitadas para tecnologia para permitir uma entrega mais rápida e eficiente de pacotes do ponto A ao ponto B. ” Sleeq explicou que o que está perturbando a indústria mais do que qualquer outra coisa hoje são as novas tecnologias de “última milha” usadas por varejistas eletrônicos grandes e pequenos e os novos operadores de logística digital. Na jornada da prateleira do armazém até a porta do cliente, a “última milha” da entrega é a etapa final e mais importante do processo - é quando o pacote é entregue ao consumidor. Embora essa etapa seja crítica em termos de fornecer uma experiência positiva ao cliente, a entrega Last Mile tem sido tradicionalmente a parte mais cara e demorada do processo de atendimento. A inovação está mudando isso.

Soluções de atendimento novas e avançadas habilitadas por tecnologia estão no centro dessa transformação digital. “Estamos falando sobre tudo, desde veículos autônomos e drones, até a aplicação de ciência de dados para melhorar a experiência do cliente, ou encontrar a localização de um cliente e suas preferências de última milha e quase eliminando a necessidade de contatá-lo por telefone”, disse Sleeq. “Hoje podemos identificar e implantar as melhores soluções de comunicação para facilitar e agilizar a entrega. O que acontecer nessa última milha continuará a ser o principal fator de diferenciação para empresas como a Aramex, e é aqui que a empresa tem concentrado seus recursos no ano passado e onde continuará no futuro. ”

 

“Quanto mais móveis e mais digitais nos tornarmos, precisaremos acessar o maior número possível de canais para nos conectarmos com nossos clientes. Precisamos nos comunicar com eles por meio dos aplicativos que eles usam e apreciam atualmente. Nossa integração com a Vonage não só nos permite oferecer o WhatsApp, mas a API de mensagens da Vonage também nos permite oferecer a nossos clientes a capacidade de usar outros aplicativos de comunicação preferidos.”
— Mohammed Sleeq, diretor digital da Aramex

A Vonage oferece velocidade de entrada no mercado para o lançamento do WhatsApp

Com tanto em jogo, Sleeq e sua equipe precisavam garantir que as plataformas de tecnologia selecionadas para suportar sua transição digital permitissem o mais alto nível de eficiência. A Aramex começou escolhendo a API Vonage SMS por seus recursos de autenticação de dois fatores, bem como suas ferramentas de comunicação fundamentais para entrega Last Mile. Com esta escolha, foi lançada a base para uma tecnologia duradoura e relacionamento comercial entre as duas empresas.

O próximo grande marco no relacionamento seria abrir um novo canal importante para as comunicações com os clientes da Aramex, o WhatsApp. A Aramex conseguiu usar a nova solução WhatsApp Business habilitada pela Messages API da Vonage.

"Quanto mais móveis e mais digitais nos tornarmos, precisaremos acessar o maior número possível de canais para nos conectarmos com nossos clientes.", afirmou Sleeq. "Precisamos nos comunicar com eles por meio dos aplicativos que eles usam e apreciam atualmente. Nossa integração com a Vonage não só nos permite usar o WhatsApp, mas a API de mensagens da Vonage também nos permite oferecer aos nossos clientes a capacidade de usar outros aplicativos de comunicação preferidos."

Por meio da API de mensagens Vonage, os clientes podem escolher entre SMS, MMS, a solução WhatsApp Business, Facebook Messenger, Viber e muito mais. De acordo com Sleeq, “Em vez de ter que integrar cada canal ou centro de comunicação separadamente, a Vonage fornece o acesso de que precisamos para usar uma variedade de canais de comunicação diferentes, deixando a escolha nas mãos do consumidor”.

Melhorando a experiência do cliente e eliminando as ineficiências da última milha

O serviço de solução Aramex-WhatsApp Business, apoiado pela Vonage, proporcionará aos clientes um canal de comunicação e mensagens altamente integrado. Os recursos que a Aramex oferece atualmente são “encontrar o local Aramex mais próximo” e uma funcionalidade de “rastrear e rastrear”. Os aprimoramentos digitais futuros incluirão “interação sob demanda e personalizada com o cliente para notificações de remessa”.

Nos últimos anos, a Aramex tem focado seus esforços na digitalização e agilização de seus processos e minimizando o número de tentativas de entrega que precisam ser feitas. A empresa também está inovando na forma como navegam por várias regiões e principais mercados onde entregam as remessas. Com a API de mensagens Vonage, a Aramex pode aprimorar seu atendimento ao cliente por meio da solução WhatsApp Business, aumentando a velocidade, a precisão e a eficiência das entregas.

“A integração com a solução WhatsApp Business por meio da API de mensagens Vonage permite que nos comuniquemos com nossos clientes e recebamos instruções de entrega precisas no prazo e de maneira eficiente”, disse Sleeq. “Isso nos permite ser mais eficazes no terreno e melhorar a qualidade do serviço. Quanto mais canais pudermos oferecer e quanto mais inteligência baseada em IA pudermos fornecer por meio desses canais, melhor seremos capazes de aprimorar nossos processos de entrega e navegar pela Última Milha.

“As APIs da Vonage ajudam a Aramex a garantir que nossa infraestrutura Last Mile se torne mais eficiente. Agora seremos capazes de alcançar nossos clientes de várias maneiras convenientes e minimizar o número de tentativas de entrega feitas. É tudo uma questão de melhorar a experiência do cliente e melhorar a jornada do cliente. Vonage é um componente importante para nos ajudar a atingir esses objetivos. ”

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