Device Type: desktop
Skip to Main Content Skip to Main Content

Aperfeiçoe suas interações com o cliente com o criador de AI sem código

This article was published on September 29, 2022

A Vonage tem o prazer de anunciar a disponibilidade geral do AI Studio, uma ferramenta com pouco código ou sem código para projetar, criar e implementar conversas com AI (inteligência artificial).

Screenshot of Vonage AI Studio interface

O que é AI sem código?

As soluções de AI sem código oferecem uma alternativa às tecnologias tradicionais de AI, para disponibilizá-las de forma ampla e simples por um custo mais baixo. Na AI sem código, utiliza-se uma plataforma de desenvolvimento com uma interface visual, sem código, para implementar modelos de AI e aprendizado de máquina. Estas soluções podem incluir também recursos de arrastar e soltar para facilitar ainda mais a implantação, que é o caso do AI Studio da Vonage. Este tipo de tecnologia de AI permite aos usuários não técnicos classificar rapidamente os dados e criar modelos precisos para fazer previsões.

Como funciona o AI Studio

O AI Studio da Vonage prepara desenvolvedores e não desenvolvedores para criarem assistentes virtuais que operam em linguagem natural com AI. Essas conversas costumam ser criadas para o canal de voz usando, especificamente, a API de voz da Vonage. As informações dessas interações de voz podem ser compartilhadas nas APIs de SMS da Vonage e no WhatsApp, além de usar HTTP. 

Além disso, o AI Studio permite a interação sem atritos em todos os canais, oferecendo contexto e informações sobre as interações com seus clientes. Com o AI Studio, você pode criar interações personalizadas e automatizadas que contribuem para enriquecer as experiências de vendas e o suporte.

Além disso, você pode criar assistentes virtuais e fluxos de conversa com os módulos e ações de arrastar e soltar. Com o AI Studio da Vonage você consegue criar facilmente um assistente virtual de voz em linguagem natural para auxiliar com autoatendimento, informações de faturamento, agendamento de horários, dúvidas frequentes e outras opções. O AI Studio incorpora também modelos de aprendizado de máquina, que se adaptam com mensagens de maior desempenho durante grandes volumes de chamadas para aumentar a eficiência.

Quer conhecer como o AI Studio funciona em ação? Vejamos um exemplo de um assistente virtual no setor de varejo:

  • O cliente liga para a sua loja para perguntar sobre o status de um pedido. Com o AI Studio, sua empresa pode criar um assistente virtual de AI configurado para atender chamadas desta natureza.
  • Depois, o assistente virtual retransmite essas informações ao seu banco de dados para saber o status do pedido e, em seguida, compartilha a informação em tempo real.
  • Assim o cliente não precisa esperar até que um agente atenda a chamada, tampouco o cliente precisa explicar a dúvida várias vezes por telefone, criando uma experiência positiva de autoatendimento para o cliente.
  • Com o AI Studio, é possível configurar esse fluxo de informações da chamada telefônica para o assistente virtual, que em seguida conecta-se de volta ao banco de dados da sua empresa para extrair rapidamente as informações relevantes.

Quais os benefícios da AI sem código?

As soluções de AI sem código podem reduzir a barreira à entrada para que as empresas comecem a experimentar a AI e o aprendizado de máquina. Essas soluções ajudam as empresas a adotar modelos de AI rapidamente e a baixo custo, permitindo que os especialistas no assunto extraiam benefícios da tecnologia mais recente.

  • A AI sem código combina experiências comerciais com AI. A ciência de dados ainda é um campo emergente e a maioria dos cientistas de dados tem menos experiência comercial do que os especialistas no assunto. Graças às soluções sem código, os usuários das empresas podem aproveitar sua experiência específica no assunto e criar soluções de AI rapidamente.
  • É rápido. Para criar soluções de AI personalizadas é necessário programar os códigos, limpar os dados, categorizar e estruturar esses dados, treinar e depurar o modelo. Esses processos podem demorar ainda mais para quem não conhece ciências de dados.
  • É de baixo custo para uma solução de AI personalizada. A possibilidade de reduzir custos é um dos benefícios mais aparentes da automação e da tecnologia sem código. As empresas precisam de menos cientistas de dados quando seus usuários podem criar modelos de aprendizado de máquina.
  • Isso ajuda os cientistas de dados a se concentrarem. Se a sua empresa já conta com uma equipe de ciência de dados, as solicitações de outros funcionários podem mudar o foco dessa equipe para tarefas que podem ser solucionadas com facilidade. As soluções sem código minimizam essas solicitações que desviam a atenção das pessoas porque permitem que os usuários da empresa as resolvam por conta própria.

O que diferencia o AI Studio da Vonage?

O AI Studio da Vonage oferece à sua empresa a capacidade de criar assistentes virtuais intuitivos e de autoatendimento com linguagem natural. Viabiliza também integrações de AI que facilitam os fluxos de conversa entre canais para atender às preferências dos clientes e para disponibilizar uma maneira fácil de colher informações e contexto.

Como o AI Studio da Vonage é uma oferta de pouco código/sem código, pode facilitar também a configuração de interações entre canais com clientes e garantir que seus clientes consigam entrar em contato com você, independentemente dos canais de comunicação preferidos por eles.

O AI Studio da Vonage utiliza também a experiência que a Vonage tem em AI. Essa solução foi desenvolvida para refletir algumas das mais recentes inovações na tecnologia de AI. Isso, por sua vez, ajuda a sua empresa a viabilizar interações mais perfeitas com os clientes.

Conforme demonstramos com o exemplo do assistente virtual, o AI Studio pode proporcionar também experiências melhores no autoatendimento ao cliente. Você pode usar o AI Studio para criar interações automatizadas que permitam que os clientes recebam respostas frequentes de forma rápida e fácil, sem precisar envolver um agente de atendimento ao cliente. Isso pode gerar economia de tempo e energia para os clientes, além de liberar suas equipes para tratarem de assuntos mais complexos no atendimento ao cliente.

Comece a usar o Vonage AI Studio 

O AI Studio foi criado com base nos algoritmos proprietários de entendimento de linguagem natural (NLU) de AI da Vonage e nos algoritmos automáticos de reconhecimento de voz (ASR), que a equipe de projeto de AI conversacional utiliza internamente.

Se preferir não criar a sua própria solução de AI de conversação, você pode aproveitar a experiência da Vonage em AI com um pacote de assistente virtual completo. Com essa opção, a Vonage pode ajudar a sua empresa a tratar da configuração, monitoramento e uso, permitindo também que você ofereça uma experiência diferenciada com AI.

Conheça tudo o que o AI Studio da Vonage pode fazer para melhorar a interação do cliente aqui.

Adam Weir headshot
By Adam Weir Senior Manager, Product Marketing - APIs

Adam Weir is a senior product marketing manager for Vonage Communications APIs. He leverages his marketing expertise to develop strategies and promote key API solutions including Video, Verify, and Number Insight, along with Vonage Artificial Intelligence. Adam has broad marketing experience, working previously in the financial services, information technology, and staffing industries. He lives in the Orlando, FL area, where he enjoys the year-round sunshine by spending quality time with his family at the local beaches and theme parks.

Deskphone with Vonage logo

Fale com um especialista.